PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO:

Inscrição no evento

Para a inscrição no evento, os participantes deverão:

a) Preencher a ficha de inscrição

b) Pagar a taxa de inscrição do evento

Para a submissão de trabalhos, o participante deverá estar inscrito no evento, com a taxa de inscrição paga:

– As submissões on line dos resumos de IC, Extensão e outros trabalhos de pesquisa e extensão, desenvolvidos em cursos de graduação, devem ser feitos até 16 de agosto de 2019.

– As submissões on line dos resumos expandidos de pesquisas de Pós Graduação devem ser realizadas até 16 de agosto de 2019.

– A cada inscrição dá direito a submissão de apenas 1 trabalho.

2 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

Resumo

a) O resumo é uma apresentação concisa e seletiva dos pontos relevantes do trabalho e deve ressaltar o que se buscou solucionar e explicar, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Deve ter 300 a 500 palavras.

b) O resumo deve ser escrito em parágrafo único e conter os seguintes elementos essenciais: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões/considerações. Devem, também, ser indicadas três palavras-chave.

Obs.: Os resumos dos alunos bolsistas de IC e Extensão da URI serão obtidos a partir dos Relatórios Finais inseridos no SPURI.

Trabalho Completo (somente para trabalhos de Pós-Graduação – Lato e Stricto Sensu) Modelo do Trabalho Completo – Clique Aqui

Observações:

a) Os conceitos e afirmações contidas nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

b) Todos os trabalhos que envolvam animais ou seres humanos devem fazer referência ao protocolo de aprovação, na Ficha de Inscrição, campo observação.

c) Os textos serão avaliados pela Comissão Científica.

d) Os trabalhos aceitos serão divulgados na página do evento.

3 ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS:

Pôster

a) O pôster deve ter as dimensões máximas de 0,90m de largura por 1m de altura.

b) Devem constar no pôster:

– nome da instituição de origem ou sigla (maiúsculas);

– grupo de pesquisa a que o projeto está vinculado;

– área de conhecimento (para IC, conforme inscrição no evento) ou área temática (para projetos de Extensão, conforme inscrição);

– título do trabalho (maiúsculas);

– nome do bolsista;

– nome do orientador;

– órgão financiador da bolsa (URI, CNPq, FAPERGS, outros…), quando for o caso;

– conteúdo do texto: introdução/objetivos; metodologia; resultados e discussão, conclusões, referências.

c) O pôster deve ser claro e objetivo, utilizando o mínimo de texto, priorizando figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

Exposição Oral em Plenária

a)      A apresentação deve ser elaborada em formato ppt ou pptx (Power Point), contendo os seguintes elementos essenciais:

– nome da instituição de origem ou sigla;

– grupo e linha de pesquisa a que o projeto está vinculado;

– título do trabalho;

– nome do bolsista;

– nome do orientador;

– órgão financiador da bolsa (FuRI, CNPq, FAPERGS, outros…);

– conteúdo do texto: Introdução/Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

4 INFORMAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

Pôster

a) Afixar o pôster no local e horário informado quando do aceite do trabalho.

b) Estar presente no local durante todo o tempo da seção de pôsteres, conforme programação do evento.

c) Os pôsteres deverão permanecer expostos até o final da sessão, quando deverão ser retirados.

Exposição Oral em Plenária

a) O apresentador deverá estar no local, no mínimo, 15 minutos antes do horário previsto para a sessão plenária. Os locais e horários de apresentação serão divulgados na página do evento. b) O trabalho deverá ser apresentado em 10 minutos; serão concedidos mais 5 minutos para comentários e questionamentos da banca.

c) Nas salas para apresentação das plenárias estarão à disposição os seguintes equipamentos: computador equipado com entrada USB (Pen drive), contendo o software Microsoft Power Point versão 2007 ou superior.